Estrada Parque - Pantanal Sul - Corumbá MS
Originada de uma trilha aberta por Marechal Candido Rondon no final do século XIX, a estrada foi o único acesso depois de Miranda para o interior de Corumbá até 1986, quando a BR 262 foi asfaltada e inaugurada pelos militares. Em 1993, o governo estadual publicou decreto determinando que as antigas rodovias MS-184 e MS-228 ganhassem o nome de Estrada Parque Pantanal (EPP). Também é conhecida como Estrada da Integração, Estrada Boiadeira ou Estrada da Manga, sendo uma unidade de conservação de uso direto, reconhecida como tal pelo governo de Mato Grosso do Sul em 1993.
A estrada foi construída sobre aterros, com alturas variando de 1 a 3 metros, numa tentativa de garantir as condições de tráfego em qualquer época do ano, porém nas grandes cheias a água invade a estrada em vários pontos, impedindo a passagem de veículos. Possui cerca de 120km de extensão que inclui a transposição de balsa do Rio Paraguai e mais de 100 pontes, necessárias para dar vazão às águas das cheias que ocorrem no Pantanal.
Apesar das cheias anuais, que cobrem até 2/3 do Pantanal, e da grande biodiversidade de plantas, o que mais impressiona na região é a riqueza da fauna. Aves, mamíferos e répteis podem ser facilmente avistados atravesando ou nas margens da estrada. Outro ponto interessante é que ao longo da estrada existem diferentes tipos de paisagens, desde serra a campos abertos, corixos, capões de mata, rios e lagoas, onde podem ser facilmente avistados Tuiuiús, capivaras, jacarés, dentre outros animais, principalmente no período da seca (Julho a Novembro).
Ao longo de seu percurso distribuem-se pousadas, pesqueiros e restaurantes, dentre outros empreendimentos voltados para a pesca esportiva e ecoturismo. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul possui nesta região uma base de ensino e pesquisa.
Por ser uma estrada de interligação entre a BR 262 e a cidade de Corumbá, a visita pode ser iniciada tanto na localidade Buraco das Piranhas (MS-184) quanto em Lampião Acesso (MS-228).
Localização da Estrada Parque Pantanal
A Estrada Parque Pantanal faz parte do Município de Corumbá – Mato Grosso do Sul e é composta pelas rodovias MS-228 e MS-184. No total são 120km de estrada de terra que cortam uma das mais belas regiões do Pantanal Sul, ligando a cidade de Corumbá ao entroncamento na BR 262, local chamado de Buraco das Piranhas.
Acesso à Estrada Parque Pantanal
A viagem até a Estrada Parque pode ser feita com carro de passeio, ônibus regular de linha e veículos de turismo.
Para se chegar na Estrada Parque Pantanal o visitante tem 03 opções: saída de Corumbá, saída de Bonito e saída de Campo Grande.
Saindo de Corumbá pela BR 262 em sentido a Campo Grande, a poucos km do centro da cidade há um trevo chamado de ”Lampião Acesso” onde tem inicio a MS-228, primeiro trecho da Estrada
Parque. Saindo de Campo Grande pela BR 262 em direção a Corumbá, passa-se pela entrada das cidades de Aquidauana, Anastácio e Miranda, até chegar em um trevo denominado Buraco das Piranhas, onde há uma base da Polícia Militar Ambiental. Neste ponto é só entrar a direita na estrada de terra e curtir a natureza.
Saindo de Bonito em sentido a Bodoquena, você vai passar por esta cidade e pelo entorno de Miranda até chegar na BR 262, onde vira-se a esquerda e segue-se até um trevo chamada Buraco das Piranhas, onde há uma base da Polícia Militar Ambiental. Neste ponto é só entrar a direita na estrada de terra e curtir a natureza.
Caso você utilize ônibus regular de linha na viagem, a passagem deverá ser comprada até a MS-184, vulgo Buraco das Piranhas, onde as várias pousadas existentes na região, buscam os visitantes.